Brasil
Tendência

Morre homem que pressionou JK para construção de Brasília

Morreu nesta quinta-feira (21), aos 94 anos de idade Antônio Soares Neto, mais conhecido como Toniquinho JK. Ele estava internado desde a última quarta-feira (20), no Hospital do Coração, em Goiânia, após sentir fortes dores no peito. O velório será na Câmara Municipal de Jataí e o enterro também será na cidade.

O advogado e auditor fiscal que na década de 1950 era corretor de imóveis ficou nacionalmente conhecido como Toniquinho JK durante comício do então candidato à Presidência da República, Juscelino Kubitschek. O fato ocorreu em abril de 1955, em Jataí.

Toniquinho questionou o então presidenciável sobre a transferência da capital federal para o Centro Oeste brasileiro na presença de cerca de 5 mil pessoas. “O senhor prometeu cumprir a Constituição. Nela está prevista a transferência da capital para o interior do país, o senhor vai cumprir também isso?”, perguntou Toniquinho. Juscelino, pego de surpresa, demorou a responder a pergunta, mas prometeu cumprir a promessa. Mais tarde, após ser eleito, o presidente construiu Brasília.

Toniquinho, que era padrinho e cunhado do ex-governador Maguito Vilela. Nas redes sociais, Maguito lamentou a morte do companheiro. “Hoje o meu cunhado e padrinho, Toniquinho JK, (no centro da foto) nos deixou aos 94 anos. Faleceu em razão de infarto no Hospital do Coração, em Goiânia. Com uma lucidez impressionante, ele fará muita falta para todos nós, amigos e familiares.”, declarou Maguito.

O ex-deputado federal e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, também lamentou a morte de Toniquinho.

“Toniquinho era mais que o gatilho de uma decisão que mudou o desenho do País. Era um tio muito querido, casado com a tia Nelita. Na minha primeira campanha eleitoral, para vereador de Goiânia em 2008, ele me deu uma foto do JK (segunda imagem), que carrego na carteira até hoje. Foram 94 anos bem vividos e que me deixam muitas boas histórias e ensinamentos. Obrigado por tudo, tio Toniquinho! Descanse em paz.”, descreveu Daniel.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios